Modelo CMYK
O sistema CMYK, define as cores de forma similar a como funciona uma impressora de injecção de tinta ou como uma imprensa comercial de quadricromia. A cor é da superposição de várias gotas de tinta semitransparentes juntas, das cores cian (um azul brilhante), magenta (uma cor rosa intenso), amarelo e negro.Desta forma, uma cor qualquer virá expressa no sistema CMYK mediante a expressão (C,M,Y,K), na que figuram os tantos por cento que a cor possui dos componentes básicos do sistema.
Por exemplo, (0,0,0,0) é branco puro (o branco do papel), enquanto que (100,0,100,0) corresponde à cor verde.
Modelo RGB
RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos electrónicos como monitores de TV e computador, "datashows", scanners e câmaras digitais, assim como na fotografia tradicional.
Modelo HSB
O modelo de cor HSB define as cores com três atributos: matiz (Hue), saturação (Saturation) e brilho (Brightness).
Matiz é o nome que damos a uma cor na linguagem comum. Os matizes formam o círculo dascores,sendo estes vermelho, azul e verde.
Saturação é a concentração de cor que o objecto contém, sendo esta mais alta quanto mais intensa acor for.
Brilho refere-se ao acréscimo ou remoção de branco numa uma cor. As cores podem ser designadas como escuras ou claras quando o seu brilho é comparado, sendo o brilho uma medida de intensidade da luz numa cor.
Modelo YUV
O modelo YUV tem em conta uma característica que nenhum dos outros modelos têm, ou seja, uma propriedade da visão humana que é mais sensível ás mudanças de intensidade da luz do que da cor.
Graças a este modelo é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessário noutro modelo.
O Modelo YUV é adequando às televisões a cores, pois permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância.