A imagem acima mostra uma ilustração vetorial, com e sem o preenchimento de cor. Como as imagens vetoriais são definidas matematicamente, ocupam pouco espaço em disco.
Ficheiros do tipo vectorial:
O formato SVG (Scalable Vector Graphics) trata-se de uma linguagem XML para descrever de forma vectorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada. Umas das principais características dos gráficos vectoriais, é que não perdem qualidade ao serem ampliados.
O formato SXD (OpenOffice.org DRAW) possui uma ferramenta para criar e editar desenhos, fluxogramas, cartazes, logótipos e tudo mais, seguindo o mesmo conceito do CorelDraw, só que gratuito e também com grande qualidade, suportando a inclusão de imagens, gráficos, desenho de vetores e formas geométricas, textos, filmes, sons.
O formato PS (PostScript) possui uma linguagem de programação especializada para visualização de informações, ou uma linguagem de descrição de páginas, originalmente criada para impressão e posteriormente modificada para o uso com monitores. A linguagem fornece uma máquina de pilha e comandos específicos para o desenho de letras e figuras, incluindo comandos de traçado e formas de representação de imagens.
O formato CDR (CorelDraw) é um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico. É um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos: desenhos artísticos, publicitários, logótipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas) confecção de cartazes.
O formato WMF (Windows Meta File) é um formato de arquivo gráfico do Sistema Microsoft Windows. Estes arquivos são portáveis entre as aplicações e possuem no seu conteúdo a característica gráfica vetorial, que ao ser visualizado mantém as características originais de imagem mesmo quando de sua ampliação.
A imagem do tipo bitmap é obtida por fotografia digital, ou seja, mapeada por bits. Quer dizer que a imagem está organizada em uma série de linhas e colunas formadas por pixels.Cada pixel (picture element) possui apenas uma cor e não possui uma dimensão fixa: o tamanho será atribuído ao pixel no momento da impressão.
O tamanho de uma imagem digital está definido no número de linhas e colunas que a forma.
Ficheiros do tipo bitmap:
O formato BMP é um dos formatos mais simples, desenvolvido conjuntamente pela Microsoft e pela IBM. Um ficheiro BMP é um ficheiro bitmap, ou seja, um ficheiro de imagem gráfico que armazena os pixéis sob a forma de quadro de pontos e gerindo as cores, quer em cor verdadeira, quer graças a uma paleta indexada.
O formato GIF (Graphic Interchange Format) é um formato de ficheiro gráfico bitmap que existe em duas versões e versão GIF 87a, suportando a compressão LZW, o entrelaçamento (que permite uma afixação progressiva), uma paleta de 256 cores e a possibilidade de ter imagens animadas armazenando várias imagens no mesmo ficheiro e a versão GIF 89a que acrescenta a possibilidade de definir uma cor transparente à paleta e precisar o prazo para as animações. Uma imagem GIF pode conter de 2 a 256 cores (2, 4,8,16,32,64,128 ou 256) entre os 16.8 milhões da sua paleta. Assim, graças a esta paleta limitada em número de cores (e não limitada em cores diferentes), as imagens obtidas por este formato têm uma dimensão geralmente muito fraca.
O formato JPEG (Joint Pictures Expert Group) é um tipo de arquivo para armazenamento de imagens que pode trabalhar com esquema de cores em 24 bits. Isso significa que este formato aceita 16,8 milhões de cores. O JPEG é um dos formatos de imagens mais populares e isso se deve à capacidade de formar imagens fiéis à original. Além disso, os arquivos em JPEG costumam não serem grandes.
O formato PDF (Portable Document Format) é um formato de armazenamento de documentos, desenvolvido pela empresa Adobe Systems.
O formato PNG (Portable Network Graphics) é um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados. Este permite comprimir as imagens sem perda de qualidade e retirar o fundo de imagens com o uso do canal alfa. O canal alfa, diferentemente da transparência do GIF, é capaz de definir o nível de opacidade de cada pixel, adequando-se a qualquer fundo de um site ou apresentação, sem serrilhamento, algo que não se consegue com os outros formatos populares.
O formato TIFF É um formato de arquivo que praticamente todos os programas de imagem aceitam. Foi desenvolvido em 1986 pela Aldus e pela Microsoft numa tentativa de criar um padrão para imagens geradas por equipamentos digital. O TIFF é capaz de armazenar imagens true color (24 ou 32 bits) e é um formato muito popular para transporte de imagens do desktop para bureaus, para saídas de scanners e separação de cores. Este permite que imagens sejam comprimidas.