quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Conceito de interface gráfica, de interactividade, de realidade virtual e de dispositivos utilizados em ambientes virtuais

Interface gráfica é o intermédio entre o utilizador e a máquina, ou seja, transmite ao utilizador a sensação de manipulação directa dos objectos que fazem parte dela, através da utilização de dispositivos de entrada como o rato, o teclado e o joystick.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Interface_gr%C3%A1fica_do_utilizador 


Interactividade num ambiente virtual consiste na possibilidade de o utilizador dar instruções/ordens ao sistema através de acções efectuadas neste e nos seus objectos. Assim, o sistema transforma-se e adapta-se, criando novas situações ao utilizador.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Interatividade 

Realidade Virtual consiste em ambientes simulados através de uma máquina, como o computador, permitindo interagir, visualizar e manipular os seus objectos. Podem ser recriações a partir de um ambiente real ou criações originais que existem apenas no ciberespaço. Os utilizadores podem sentir a realidade virtual como se fosse real, abstraindo-se da realidade. Esta realidade pode ser usada, por exemplo, na Medicina, na Arquitectura e na Engenharia facilitando muito nestas áreas e evitando gastos desnecessários.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_virtual 



Os dispositivos utilizados em ambientes virtuais são o capacete de visualização, as luvas de dados e os auscultadores.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_virtual 


Sem comentários:

Enviar um comentário