quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Conceitos programáticos

Uma fonte tipográfica, designada por tipo ou fonte, é um padrão, variedade ou coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho também (corpo). 


http://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte_tipogr%C3%A1fica 

Uma família tipográfica é um conjunto de siglas escriturais que tem traços de desenho comuns, conformando assim todas elas uma unidade tipográfica. Os membros de uma família (os tipos)apresentam características comuns, tendo também traços próprios.


 http://pt.wikipedia.org/wiki/Fam%C3%ADlia_tipogr%C3%A1fica

Os tipos serifados são aqueles que contem traços nas extremidades das letras, guiando os olhos do leitor de uma letra para a outra, provocando ritmo e facilitando a leitura impressa.
Os tipos sem serifa são aqueles que não contem traços, são rectos. Geralmente utilizados em títulos e em legendas, facilitando assim a leitura na web.



As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixéis e quando são ampliadas perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específico para uma impressora específica, se a impressora não suportar estas fontes, estas não são impressas. Exemplos de fontes bitmapped são: Courier, MS Sans Serif e Smal.
 As fontes escaladas são definidas a partir de expressões matemáticas e podem ser representadas por qualquer tamanho. Estas fontes contêm informação para construir os seus contornos através de linhas curvas que são preenchidas para apresentar um aspecto sólido, tais como as fontes TYPE 1, TRUE TYPE e OPEN TYPE.
 Ao contrário das fontes bitmapped , as fontes escaladas podem ser ampliadas sem perder qualidade nas suas formas.





Sem comentários:

Enviar um comentário